sexta-feira, 5 de julho de 2013

Moradores pedem melhorias em ruas sem calçamento

No Colonial, moradores tentam amenizar situação, enquanto lixo acumula

Moradores reclamam da situação precária de diversas ruas de Ijuí. Do Centro ao bairro mais pobre do município, as reclamações são as mesmas: dificuldade de acesso e abandono do poder público. Todos destacam as atitudes do Executivo, com promessas durante campanha eleitoral, e “olhos que não enxergam” após a reeleição.
No bairro Novo Leste, os moradores da Rua Julio Lopes sentem a falta de infraestrutura ao longo do tempo, o que só piora em dias de chuva. A reclamação parte do próprio presidente do bairro, Rodrigo de Moura. Segundo ele, já faz mais de um ano que eles estão buscando junto ao Executivo as melhorias prometidas, mas até agora não encaminhadas.
“Fizemos campanha para eles e agora viraram as costas para os moradores do bairro, colocaram saibro e virou um atoleiro com os carros caindo em valeta. Deixaram em descaso o nosso bairro depois da campanha. Estamos correndo atrás porque o prefeito simplesmente faz olhos de que não vê nosso bairro depois da campanha”, afirma Rodrigo.
No bairro Colonial as reclamações se repetem. Na Rua Ernesto Heinen, os moradores demonstram indignação com a situação das ruas, que, segundo eles, ficou ainda pior depois que a patrola da prefeitura passou pelo local. “A gente queria que ao menos colocassem cascalho. Quando chove, não dá nem para passar por essa rua.
Adriane de Lima, mora há 12 anos nessa rua e conta que no último sábado esteve em contato com o vice-prefeito Ubirajara Teixeira, durante evento na Praça da República, recebendo a resposta de que as melhorias nesta rua “não estão no projeto”. Ela salienta que em época de campanha eleitoral são procurados, mas depois voltam a ser esquecidos. “De quatro em quatro anos eles prometem calçamento. Vêm aqui e abraçam a gente, mesmo quando estamos sujos. Depois esquecem”, afirma.
Além disso, Adriane destaca quem nem mesmo o caminhão de recolhimento do lixo entra no local, pois teme ficar atolado.
Já no Centro, a moradora da Rua 24 de Fevereiro, Onorina Müller, 82 anos, inconformada com a situação da rua, que piora em dias de chuva, afirma que a situação arrasta-se há anos e ninguém faz nada: “Eu vou morrer e não verei ninguém consertar essa via”, disse a moradora.
Todas as ruas citadas nesta matéria são fruto de reclamação dos próprios moradores em contato com a redação do Jornal da Manhã, durante a última terça-feira.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), Ubiratan Erthal esclarece que na Rua 24 de Fevereiro está sendo realizado um projeto de recuperação da encosta do riacho, solicitando recursos federais para após isso ver se a rua será pavimentada ou não: "Até realizar a contensão da encosta não podemos mexer na via", esclarece Bira.
Sobre as ruas Julio Lopes e Ernesto Henen, o secretário afirma que assim que o tempo colaborar, parando de chover, haverá patrolamento e cascalhamento de ambas.

Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA UABI TEM CHAPA ÚNICA

  Juarez Folletto Bairro Burtet concorre a presidente em chapa única na eleição da Uabi,com os vices-presidentes:Vilmar Suckel Bairro Jardim...