Pular para o conteúdo principal

Fim da polêmica

As obras na rua devem ter início na próxima semanaAguardando por liberação, desde 2011, foi expedido no dia 31 de julho pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) o licenciamento ambiental à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran) para a colocação de tubos na Rua Dorival Marques Carvalho, no Industrial, fundos da AABB.
"Nós temos que instalar nesta região 14 tubos na travessia do curso d'água, de concreto armado, com 1,5 m de diâmetro rejuntados com argamassa. Após, também teremos que fazer alambrados para proteção da Área de Preservação Permanente (APP), ainda a questão do manejo da vegetação, o passeio público. São várias ações, sendo a primeira a escavação e instalação destes tubos", explica o secretário da Smodutran, Ubiratan Erthal.
Ele destaca o controle ambiental rígido que deve ser tomado durante o andamento dessas obras: "O local deve ser mantido livre de qualquer resíduo, que não devem ser descartados em local inadequado.Então, durante toda a execução, nós teremos um cuidado especial dentro  dessa licença de operação e depois a licença de instalação", acentua Erthal.
O processo de canalização pluvial desta rua foi motivo de discórdia ao longo de dois anos entre os moradores e o Executivo, com o caso indo parar no Ministério Público. Em 2012, um grupo de moradores procurou o Jornal da Manhã para reclamar da obstrução da via após decisão da Promotoria Pública.
O fato é que novas residências foram construídas no local, gerando a necessidade de pavimentação da rua, sendo realizada uma canalização pela prefeitura a pedido da empresa proprietária daquele terreno. No entanto, a Promotoria julgou tratar-se de uma APP, sendo assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com prazo para retirada da canalização. As tubulações foram retiradas e a SMMA teve de fazer a recuperação da área. 
Após tratativas, a licença foi concedida pela SMMA, tendo prazo de validade até 31 de julho de 2014, desde que sejam obedecidas todas as condições previstas na execução, e as obras de instalação devem ter início na próxima semana.
"Ainda dependemos de uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), pois devido ao tamanho do tubo, teremos que buscar uma draga que pertence a esta pasta, que atua no interior, para podermos executar esse trabalho", argumenta o secretário.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIRRO MUNDSTOCK É O SEGUNDO BAIRRO A SER BENEFICIADO COM MUTIRÃO DE LIMPEZA

Desde a manhã desta terça-feira,27, equipes de diversas secretarias municipais, autarquias e coordenadorias já estão concentrando atividades no Mundstock. O bairro é o segundo a receber o mutirão do Programa Bairro Total implantado pela Administração Municipal com o objetivo de aumentar a resolutividade de alguns serviços. O prefeito Valdir Heck fez a abertura dos trabalhos, junto com o presidente da Associação de Moradores Lúcio dos Santos. Os trabalhos, de acordo com o prefeito, terão sequência até que todas as atividades acertadas em reunião prévia com os moradores sejam concluídas. Durante abertura do mutirão, o prefeito pediu a cada um dos secretários que falassem sobre as atividades que suas equipes estarão desenvolvendo durante o mutirão. Lá estiveram, além do vice-prefeito Valdir Zardin, os secretários de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, a secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, a secretária de Meio Ambiente, Andressa Gressler Stumm, o secretário de Desenvolvimento U…

CONHECIDA AS MAIS BELAS COMUNITÁRIAS DA UABI

O evento aconteceu no último sábado dia 24/11/2018.no ginásio de esportes do bairro São José contou com a participação de 13 garotas representando os seus bairros.

1ª Mais Bela Comunitária da Uabi:Eduarda Pereira Soares representando o bairro Novo Leste.

2ªMais Bela Comunitária da Uabi:Milena Geiger representando o bairro São José.

3ª Mais Bela Comunitária da Uabi: Laura Maidana da Silva representando o bairro Thomé de Souza.

 Simpatia Comunitária da Uabi:Juliana Soares representando o bairro Luiz Fogliatto.

-Parabéns a todas as Mais Belas Comunitária que representaram o seu bairro e participaram do evento.

Emily dos Santos representando o bairro São Paulo.

Heloisa Zaluski Kapaun representando o bairro São José

Michele Gonçalves Mendes representando o bairro Modelo

Kesia Rafaela Ramos representando o bairro Thomé de Souza

Kailane Barbosa Wulrich representando o bairro São Paulo

Samira Fiúza representando o bairro Luiz Fogliatto

Taliane Gabrieli Noster representando o bairro Getúlio V…

EDITAL DAS ELEIÇÕES NOS BAIRROS DIA 08/04/2018

Edital Eleição 
O Presidente da União das Associações dos Bairros de Ijuí, no uso de suas atribuições legais conforme estatuto da entidade no Art° 42°,Paragrafo D,convoca os moradores dos bairros para eleição.
DIA 08/04/2018  Horário 08:00 as 11:00 Bairro Alvorada Ginásio Novo Luis Fogliatto -Sede do Bairro  Assis Brasil -Cancha de Bocha  Burtet- LocaL Escola dona Leopoldina

DIA 15/04/2018  Horário 08:00 as 11:00 Lulu Ingenfritz  -Sede do Bairro  15 de Novembro- Local a definir Progresso - Sede do Bairro Tiarajú - Campo de Futebol

Dia:22/04/2018 Horário: 08:00 hs ás 11:00 hs  Modelo -Sede do Bairro Novo Leste -Ginásio do Bairro Modelo Colonial -Sede do Bairro  Sol Nascente-Definir local
DIA 29/04/2018 Horário 08:00  hs ás 11:00 hs São Jose- Ginásio  Morada do Sol-Escola Carlos Zimpel  Universitário-Local a ser definido
Dia 06/05/2018 Horário 08:00 hs as 11:00 hs  Ferroviário -Sede do Bairro  Storck -Igreja Católica Penha -Local a ser definido 

Dia 13/05/2018 Boa Vista -Sede do Bairro  Mundstock -Igreja Católica  Eliz…