sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Executivo e entidades promovem Painel sobre Segurança Pública

Com o objetivo de implementar alternativas que qualifiquem ações no setor da segurança pública, foi promovido pelo Executivo, em parceria com entidades que integram o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na quinta feira, 12, painel integrado com instituições e lideranças da área. O Painel sobre Segurança Pública, realizado no auditório da ACI, abordou as questões sistema de monitoramento urbano por vídeo, segurança no trânsito, tráfico de drogas, patrulhamento no meio rural e desarmamento.
Na oportunidade, o prefeito municipal Fioravante Ballin destacou que o objetivo do painel é estabelecer uma metodologia para que cada instituição coloque em pauta suas necessidades. “A partir deste evento, buscamos encontrar alternativas que contribuam com projetos e ações que visam maior segurança do cidadão e do patrimônio da nossa comunidade”, salientou o prefeito.  
Ballin também ressaltou a realização da 1ª Conferência Regional de Segurança Pública no município, realizada em janeiro de 2010, na qual foram definidas propostas para os eixos: Inclusão Social e Direitos Humanos; Segurança Viária; Propostas de Prevenção e Repressão à Criminalidade; e Políticas Públicas de Prevenção ao Uso de Drogas. “Dentro destas quatro diretrizes estão uma série de ações realizadas pelo Executivo desde (ouvir gravação)”, observa.
Na sequência, a delegada da 26ª Polícia Civil Carla Mussi aproveitou o momento para destacar dados da área em Ijuí. A delegada ressaltou que Ijuí possui um dos índices de homicídios mais baixos da região.
Os capitães do 29° Batalhão da Polícia Militar (BPM) Alexandre Moreira Pereira e Vinicios de Aguiar Ayres também usaram o momento para ressaltar a proposta de prevenção da BPM, a partir de um sistema de câmeras de monitoramento, e solicitaram, ainda, maior regramento jurídico em processos judiciais.
O Tenente Coronel do 27° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) Marcelo Fernando Dias da Silva, representando o Coronel Carlos Rocha Thomaz, destacou a qualidade do 29° BPM e acrescentou “A questão não é somente montar um sistema de monitoramento, também é preciso manter e aprimorar seu funcionamento”. Fernando também salientou o projeto integrado com a Brigada Militar que visa oferecer maior oportunidade aos soldados com o intuito de que os mesmos voltem à vida civil como policiais militares.
O Juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí Vinícius Borba Paz Leão explanou sobre as políticas públicas de desarmamento, ressaltando no que as mesmas interferem e promovem em questões de segurança, e superlotação dos presídios.
Debate
Após a fala dos painelistas, foi aberto espaço para debate, onde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí Carlos Karlinski pediu maior presença ostensiva da BPM no interior do município. O capitão Alexandre, por sua vez, avaliou a proposta de maneira positiva, observando que é possível a implantação de uma patrulha específica para o meio rural. Em segundo momento, também foram abordadas as questões de porte de armas de fogo, segurança no trânsito e sistema de monitoramento urbano por meio de câmeras de vídeo.
No encerramento, o prefeito Ballin sugeriu que fosse promovida uma nova reunião com as associações de lojistas e associados, para orientação e promoção de medidas preventivas por meio das lideranças presentes no painel neste painel. O Poder Executivo confeccionará o projeto de videomonitoramento em 30 dias.
Durante o painel, foram registradas as presenças de representantes da União das Associações dos Bairros de Ijuí (Uabi); Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI); Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí (Sindilojas); Câmara de Dirigentes Lojistas de Ijuí (CDL); Câmara de Vereadores; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Superior Tribunal Regional (STR); 27° GAC; e demais representantes do Executivo municipal, empresários e imprensa. 

Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA UABI TEM CHAPA ÚNICA

  Juarez Folletto Bairro Burtet concorre a presidente em chapa única na eleição da Uabi,com os vices-presidentes:Vilmar Suckel Bairro Jardim...