quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Moradores reclamam de descaso no Bosque dos Capuchinhos

Os moradores dos arredores do Bosque dos Capuchinhos estão reclamando de problemas enfrentados junto ao bosque.

om o mato rasteiro bastante alto e sujeira depositada dentro do bosque, os moradores pedem melhorias em diferentes aspectos.
Uma das moradoras da Rua Emílio Frederico Bührer afirma que os problemas com drogados diminuíram bastante devido ao policiamento mais constante e a prisão de um dos chefões do tráfico nas redondezas. “A polícia passou a fazer um trabalho mais ostensivo, passando várias vezes ao dia e inclusive passando pelo meio do bosque com a polícia montada, isso ajuda a espantar os usuários de drogas, o que foi um grande ganho para a comunidade”, destaca.
Por outro lado a moradora afirma que a sujeira ainda é um grande problema. “Moro aqui há mais de 17 anos e isso aqui já foi um cartão postal. Claro que a comunidade tem sua parcela de culpa, pois deposita lixo, animais mortos, restos de entulho dentro do bosque, mas é necessário fazer uma manutenção geral, agora com o verão, ainda aumenta o risco de animais peçonhentos”, descreve preocupada.
Outra moradora que realiza caminhada diariamente pelo bosque acredita que o local poderia ser um grande ponto de encontro e lazer do município. “Não temos opções para lazer, se o bosque fosse bem limpo, bem cuidado, com uma calçada adequada, com lixeiras espalhadas e a rua tivesse melhores condições de trafegabilidade isso favoreceria o local como ponto de lazer”, afirma.
Ela sugere também a colocação de uma calçada nova, que seja melhor para a prática da caminhada e reivindica o asfaltamento da rua Emílio Frederico Bührer, já que será a rua do hospital Bom Pastor e deverá receber grande fluxo de veículos.
Ela diz que apesar da diminuição dos índices de criminalidade no local, ainda se vê muitas pessoas usando o bosque para consumo de entorpecentes e também como local para namorar. “Há várias trilhas secundárias dentro do bosque e é comum a gente de deparar com pessoas usando drogas ou usando o local como motel”.
O secretário de Meio Ambiente, Valmir de Quadros, afirmou que não existe nenhum projeto diferenciado previsto para o local, nem o de construção de um Jardim Botânico que foi amplamente debatido há sete anos atrás.
Conforme Quadros, não há dotação orçamentária para a construção de um Jardim Botânico, como também estudos apontaram a inviabilidade financeira da produção de mudas, já que existem outros produtores de mudas no município.
Sobre a manutenção o secretário disse que nas segundas e quintas, durante um dos turnos, uma equipe é destinada para fazer a manutenção como limpeza, juntar os lixos e eventuais galhos caídos.
Quadros ressaltou a falta de conscientização da população que mesmo com as lixeiras que existem no local acabam jogando lixou e até mesmo trazendo de outros pontos da cidade para depositar no local.
 

Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA UABI TEM CHAPA ÚNICA

  Juarez Folletto Bairro Burtet concorre a presidente em chapa única na eleição da Uabi,com os vices-presidentes:Vilmar Suckel Bairro Jardim...