domingo, 21 de agosto de 2011

FRACAB Realiza Curso de Capacitação de Lideranças



Introdução.
         Os Fundamentos do  Projeto Aprender para Crescer, é uma visão inovadora da  promoção e do desenvolvimento na transmissão de conhecimento. Com  a estruturação  de redes de cidadania e participação tendo como suporte a parceria entre a FRACAB  e Prefeitura Municipal de Porto Alegre–atravéz do  Capacita -POA, onde ambas colocam em pauta este debate, com vistas a fortalecer o processo da Democracia Participativa e Representativa, e a necessidade do movimento comunitário atender uma demanda dos novos tempos.

Aprender para Crescer, será um espaço de formação para o exercício  da cidadania, onde  a participação política deve nortear a busca de soluções coletivas e comunitárias, entre todos os cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos. Os participantes têm assim um espaço livre e democrático para colocar suas opiniões, ouvir, socializar  e organizar uma ação conjunta para solucionar adequadamente os problemas colocados em pauta. É preciso que cada um assuma a responsabilidade e controle,  de suas escolhas através do compromisso da participação cidadã, para posteriormente estabelecer formas de cobranças, e criar canais para  discutir e fiscalizar as realizações de demandas gerenciadas pelo poder publico.


Objetivo.
1 – Despertar o sentido de responsabilidade do cidadão, para a participação na solução dos problemas coletivos e comunitários.
2 – Provocar a reflexão a partir da  mudança na forma de participação  das comunidades, junto as suas necessidades.
3 – Que os  problemas de uma grande cidade possuem enorme complexidade,  e necessitam para sua efetiva solução do envolvimento dinâmico e coerente  de todos os segmentos da sociedade, mas de forma em especial as comunidades organizadas.
4 – Questionar a acomodação e a inércia das lideranças comunitárias, para com os problemas coletivos provocando para a Participação responsável, considerando que sem a cumplicidade das causas de forma coletiva, estaremos agindo de forma individualmente.
5 – Capacitar e Instrumentalizar  as Lideranças Comunitárias da região metropolitana de Porto Alegre,e Lideranças Comunitárias do Interior na perspectiva  de ser um agente multiplicador na efetivação  participação cidadã.


Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA UABI TEM CHAPA ÚNICA

  Juarez Folletto Bairro Burtet concorre a presidente em chapa única na eleição da Uabi,com os vices-presidentes:Vilmar Suckel Bairro Jardim...