sexta-feira, 11 de maio de 2012

União das Associações de Bairros de Ijuí adere ao movimento estadual que exige mais investimentos na saúde

A terceira reunião na sede da 23ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB de Ijuí, foi decisiva para a mobilização que pretende atingir a região noroeste, no sentido de coletar assinaturas, para que o estado entenda a necessidade de investir no mínimo 12% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (Relit) diretamente em ações específicas de saúde, conforme determina a lei 141/2012.  Em Ijuí, além da OAB, o Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) e o Hospital Bom Pastor coordenam a mobilização regional que vai culminar com grande ato público na semana que vem, no dia 17 de maio, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí(ACI) a partir das 14 horas, onde estarão as lideranças estaduais do movimento, prefeitos, secretários,  deputados, gestores de hospitais e lideranças sindicais. No encontro de ontem, a presidente da OAB local advogada Izaura de Melo de Freitas aproveitou para reafirmar o apoio recebido da igreja católica através do bispo Dom Frederico Heimler, que esteve nesta semana visitando a entidade. As paróquias de Ijuí vão estar com os abaixo-assinados do movimento.
O coordenador executivo do movimento em Ijuí, Marcio da Costa Mello relatou a viagem até a cidade de Alegrete onde foi entregue uma carta aos organizadores da mobilização estadual, para que o evento de Ijuí também entrasse no cronograma de atividades.  Neste sentido, o superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul Jairo Tessari, disse que pela importância estratégica de Ijuí, o movimento que estava programado para Santa Rosa, fica concentrado na colmeia do trabalho.  As principais lideranças do movimento já confirmaram presença na ACI.
Para este sábado, três supermercados (Nacional, Zaffari e Cotrijuí) vão contar com equipes volantes coletando assinaturas. A novidade do encontro foi o apoio recebido do presidente da União das Associações de Bairros de Ijuí(UABI) Cesar Amaral, que pretende encaminhar aos 37 presidentes de bairros, as listas para o abaixo assinado. “Este movimento tem só um objetivo que é garantir mais recursos estaduais para a saúde e nós representamos os interesses da comunidade, dos usuários do SUS e por isso aderimos ao movimento liderado pela nossa OAB” disse César Amaral.  
A meta é reunir em todo o estado um milhão de assinaturas a serem entregues ao governador Tarso Genro, em 27 de junho, num grande ato em Porto Alegre. O Movimento Saúde, Rio Grande cumpra-se a Lei, é uma campanha estadual movimentada por diversas entidades, como OAB/RS, FAMURS, CREMERS, AMRIGS, Sindisaúde, ABRASUS, CRA-RS, Feessers/CUT, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos, FEHOSUL, SINDIBERF e SIMERS.  Para as entidades e pessoas interessadas em fazer parte deste movimento, assinando o abaixo assinado, também há a opção de assinatura digital, que pode ser feita pelo site www.sauderiogrande.org.br. Melhores informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332 7798, sede da 23ª OAB de Ijuí.



Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA UABI TEM CHAPA ÚNICA

  Juarez Folletto Bairro Burtet concorre a presidente em chapa única na eleição da Uabi,com os vices-presidentes:Vilmar Suckel Bairro Jardim...