quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

"Se eu fosse prefeito, não sairia em férias"



Joao Monteiro candidato número 12212 pelo PDT, concorre ao cargo de vereador, Ijuí/RS

A avaliação do vereador João Monteiro, do PDT, sobre a situação de obras e serviços no Município está longe de ser positiva. Em entrevista concedida ao Grupo JM, na manhã de ontem, ele disse que “se fosse prefeito, não sairia em férias.” Ficaria e assumiria a responsabilidade de cobrar a equipe. “O vice-prefeito Valdir Zardin está sobrecarregado. Além de assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural, hoje também ocupa o lugar do prefeito. Tem gente na prefeitura que não faz 10% do que ele, mas que está sorrindo e esperando o final do mês”, afirmou.
Monteiro diz que está realmente preocupado com o interior, e não vê outra alternativa a não ser terceirizar os serviços. “É sempre o mesmo problema: quando temos máquinas, não temos pessoal. Quando temos pessoal, não temos máquinas. Quando temos os dois, chove. E assim um ano já passou.”
Na avaliação do edil, que passou pelo seu primeiro ano no poder Legislativo, não dá mais para ficar culpando os gestores que passaram. “Temos que tomar providências para não continuar colocando a culpa nas costas de outros”, disse.
Assim como outros colegas, Monteiro também foi autor de indicações ao poder Executivo, mas, como ele mesmo aponta, apenas de pedidos considerados necessários. “Não fui para disputa de primeiro e segundo lugar”, diz, referindo-se aos 47 protocolos feitos em 2017 e início de 2018. Questionado sobre quais demandas acabaram atendidas, ele aponta que entre 15 e 20%. “Eu até brinco: ser amigo do prefeito se torna pior, porque ele acaba atendendo quem é mais nervoso, por causa da pressão. Até para marcarmos uma reunião está ruim. Nosso líder de bancada, vereador Darci Pretto da Silva, não consegue”, completa.
As 1.540 indicações do primeiro ano de legislatura tratam de problemas comuns, como falhas na iluminação pública, problemas em estradas do interior e recuperação de ruas. “Certamente terei que refazer as indicações que protocolei em fevereiro, março, porque os pedidos não foram atendidos. Há dois dias eu aguardo o retorno da ligação de um coordenador. Imagine o tempo que teremos que esperar para que o serviço seja feito.”
Mesmo com os R$ 12 milhões anunciados para o interior, Monteiro não se mostra muito otimista. Como se trata da busca por empréstimo, o vereador contabiliza este tempo, além do período necessário para realização de projeto e processo licitatório. “Esse é um valor que terá que ser bem fiscalizado. E há vereador que já se manifestou contrário à destinação do recurso ao interior”, afirmou.
Na cidade, Monteiro disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito estava indo bem, mas que agora enfrenta dificuldades. “Os moradores  já estão fazendo serviço por conta própria. Não sei o que acontece. Estou tentando ajudar, como outros vereadores, mas não somos ouvidos.”

Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA UABI TEM CHAPA ÚNICA

  Juarez Folletto Bairro Burtet concorre a presidente em chapa única na eleição da Uabi,com os vices-presidentes:Vilmar Suckel Bairro Jardim...